mar 15

Curso de TRL

FORMATO

Aulas virtuais, síncronas via Zoom

INVESTIMENTO

R$ 1.115,00* (um mil cento e quinze reais)

DURAÇÃO

12 horas

INSCRIÇÕES

Período de inscrição: até 06/08

Público alvo

Profissionais envolvidos em qualquer atividade relacionada com desenvolvimento tecnológico e inovação.

Objetivo do curso

Apresentar a métrica NASA-TRL e suas aplicações para profissionais que atuam em programas de PD&I da área de saneamento,  com foco na estruturação e avaliação de projetos inovadores.

Sobre o curso

Há anos os EEUU, Comunidade Europeia e outros países empregam a métrica NASA-TRL em diversos setores econômicos como ferramenta de padronização para estimativa do nível de maturidade de uma dada tecnologia. Instituições brasileiras como Agencia Espacial, MCTI, FINEP, EMBRAPII, BNDES, FAP’s, setor acadêmico e emrpesarial passaram a adotar a métrica como ferramenta importante no cumprimento de suas atribuições, como financiamento, operacionalização e execução de projetos de desenvolvimento tecnologico inovador. Em se tratando de uma ferramenta desenvolvida para a área espacial e depois adaptada para o setor de defesa, é importante compreender como a mesma permeou e se adaptou para outros setores econômicos. É de extrema relevância que profissionais interessados em novas tecnologias, como desenvolvedores, contratantes ou de apoio, estejam familiarizados com os propósitos, terminologia e outros benefícios secundários advindos da compreensão e aplicação da ferramenta. O curso objetiva, portanto, apresentar a métrica TRL num contexto mais abrangente pela interpretação menos setorial (espacial) de sua aplicação com foco para ambientes de inovação.

Metodologia

Aulas expositivas e tarefas

O curso será dado na parte da manhã, de 9:00 as 12h (07 a 10/08) Totalizando 12h de curso. Aulas virtuais, síncronas via Zoom.

Conteúdo Programático:
  1. Genesis e justificativa (30 min)
  2. Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na ótica do TRL (60 min))
  3. Os Nove níveis básicos da métrica (60 min)
  4. Lócus ideal para amadurecimento da tecnologia (60 min)
  5. A métrica nas áreas de atuação da empresa (60 min)
  6. A métrica em projetos de PD&I (30 min)
  7. Financiamento e Vale da Morte (30 min)
  8. Comercialização da tecnologia (30 min)
  9. Emprego da métrica em casos exemplos (60 min)
  10. Métrica multimensional para gestão da inovação (105 min)
  11. Definição dos projetos (grupos de cinco alunos) de interesse no contexto da métrica (15 min)
  12. Apresentação do relatório de avaliação dos projetos (120 min).
Ementa

O curso tem por objetivo familiarizar o aluno no entendimento e uso dos conceitos básico da métrica NASA-TRL adaptada para ambientes de inovação.  Para isso, será apresentado um breve histórico da ferramenta contextualizando sua necessidade como linguagem comum entre stakeholders de um desenvolvimento tecnológico. Em seguida, será apresentado ao aluno os diferentes níveis da métrica e seu significado no contexto do desenvolvimento de uma dada tecnologia, em diferentes graus de complexidade. Considerando que os conceitos básicos da métrica são de domínio do aluno, apresentar-se á a importância da mesma no ecossistema da inovação, com destaque para os setores principais do desenvolvimento, financiamento e comercialização da tecnologia. Por fim, alguns casos exemplos serão apresentados e os alunos farão uso da métrica na caraterização de projetos de interesse da empresa.

Investimento: R$ 1.115,00* (um mil cento e quinze reais),

* 25% de desconto para Instituições de Brasília.

Para maiores informações sobre o curso, favor entrar em contato conosco via telefone ou e-mail: (61) 3348-0476 ou negocios@finatec.org.br

Professores

Coordenador técnico: Carlos Alberto Gurgel Veras é engenheiro mecânico na área de sistemas térmicos, com mestrado em propulsão aeroespacial. O docente tem no currículo um doutorado sanduíche pela USP, desenvolvendo pesquisa por 30 meses no Technical Research Centre of Finland (VTT/Energy), além de dois pós-doutorados: um pelo INPE, outro pela Universidade de Washington em Seattle. É professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica da UnB desde 1998. Atualmente, realiza pesquisa básica e aplicada nas áreas de gaseificação de biomassa, combustão, propulsão de foguetes e mísseis, incêndios florestais, métodos numéricos, sistemas energéticos, entre outras. É um dos pioneiros no desenvolvimento sistemático da tecnologia de motor foguete a propelentes híbridos no Hemisfério Sul.

Palloma Vieira Muterlle Possui doutorado em Engenharia de Materiais pela Università degli Studi di Trento, Itália (2010). Atualmente é pesquisadora e Professora Adjunto IV da Universidade de Brasília (UnB) e membro do grupo de pesquisa de Fadiga, Fratura e Materiais. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em metalurgia do pó, ensaios mecânicos e tribologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ligas de memória de forma (NiTi e CuAlNi), ligas de Ti (Ti6Al4V), soldagem de aço inoxidável martensítico, biomateriais, ensaios mecânicas, análise térmica e microscopia eletrônica. Atualmente suas pesquisas estão voltadas principalmente ao estudo da obtenção da liga CuAlNi e AlNb via metalurgia do pó.
Bruno Cesar Goulart Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, pela Universidade de Brasília (UnB/2019). Graduado em Engenharia Ambiental, pela Universidade de Uberaba(2014).Grandes competências nas áreas de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo. Atualmente é consultor de empresas, governo e academia na área de inovação. Experiência prática junto à gestão do Parque Científico Tecnológico da Universidade de Brasília (PCTec/UnB, 2015-até o momento). Mentor do Cocreation Lab-DF . Consultor de Inovação  do Programa DF Inovador,  acompanhando o desenvolvimento de soluções tecnológicas de 19 empresas em 10 grupos de trabalho. Embaixador do Programa de Inovação Aberta da Ambev ABI Academy Hack (2021). Pesquisador de Desenvolvimento e Tecnologia Industrial-DTI/CNPq (2016).Obtive duas premiações com trabalhos apresentados nos Encontros de Tecnologia da Universidade de Uberaba(2011).Aluno bolsista de Iniciação Científica com projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq.2012-2014).Representante acadêmico do curso de Engenharia Ambiental pela Universidade de Uberaba(2012).Representante pela cidade de Uberaba na Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais(ANEAM 2013).Grandes experiências nas áreas de Parques Tecnológicos e Incubadora de Empresas /Áreas de Inovação/Estruturação de Coworking/Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT’s)/ Startup’s de Base Tecnológica e Base Social /Projetos de Educação Ambiental e Sustentabilidade / Gerenciamento de Resíduos Sólidos/Certificação Ambiental de Empresas/Elaboração de Projetos Ambientais/Consultoria Científica Especializada em Projetos de Energia Renovável/Gerenciamento e Gestão Administrativa/Propriedade Intelectual/Transferência de Tecnologia/ Processos e Produtos Inovadores/Maturidade Tecnológica TRL E IRL.
Flávio Duque Estrada Soares Pereira Mestre em Economia aplicada ao Desenvolvimento Sustentável. Graduação em Ciências Biológicas. Possui conhecimento e prática em Estatística, Matemática e Teoria Econômica. Atualmente é consultor de empresas, governo e academia na área de inovação. Atua no planejamento, captação de recursos e implementação de projetos que alinham desenvolvimento sustentável e Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Já atuou como mentor de empresas no programa DF Inovador, nos eixos temáticos de Inovação Aberta, Soft Skills e Internacionalização, acompanhando o desenvolvimento de soluções tecnológicas de 19 empresas em 10 grupos de trabalho. Trabalhou na elaboração do projeto Cocreation Labs DF para trazer a metodologia de pré-incubação desenvolvida em Santa Catarina para o DF e Entorno. Atua como mentor de startups no programa Cocreation Lab e como consultor para expansão e sustentabilidade do programa. Atua no ambiente de inovação da Universidade de Brasília (UnB), em particular no Parque Científico e Tecnológico da UnB (PCTec/UnB), como consultor na elaboração de políticas internas, editais voltados a startups e empresas inovadoras, eventos e novos projetos. Já trabalhou como coordenador de projetos no Ministério do Meio Ambiente (MMA), coordenando o Projeto GEF Pró-Espécies nas frentes de gestão de dados de biodiversidade e desenvolvimento de sistemas para gestão da fauna e flora. Possui experiência em projetos na área de empreendedorismo, bioeconomia e transportes no DF e Entorno e na área de divulgação científica e popularização da ciência. Formado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, possui mestrado em Economia pela FGV São Paulo e MBA na área de gestão de projetos pela FGV Brasília.
Chama no WhatsApp!